Aposentadoria deve ser planejada com cuidado

aposentadoria deve ser planejada

Quando a vida profissional está chegando ao fim, é preciso ter em mente os planos para esta nova etapa. A aposentadoria deve ser planejada com cuidado, já que poderá haver mudanças financeiras que impactarão a vida de toda a família.

Como os brasileiros alcançaram uma expectativa de vida de 74,6 anos em 2012, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve alterações no cálculo da aposentadoria oferecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se o brasileiro vai viver por mais tempo, ele também pode contribuir por um período maior, o que posterga a idade mínima para que o trabalhador receba o benefício.

É natural que, ao se aposentar, o contribuinte deseje receber um benefício que ofereça tranquilidade financeira. Portanto, é preciso avaliar com cuidado se o tempo mínimo de contribuição, que atualmente é de 35 anos para os homens e de 30 anos para as mulheres, resultará em um benefício com valor adequado para suprir as necessidades de cada pessoa.

É preciso pensar e se planejar com antecedência para evitar problemas financeiros ou mudanças bruscas no padrão de vida da família. Muitos brasileiros tem seu padrão de vida alterado de forma drástica ao se aposentar, passando a ter problemas inclusive com itens básicos do dia a dia.

Lembre-se: Sua aposentadoria deve ser planejada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *