Como consultar a carta de concessão de aposentadoria?

consulta carta de concessão

Quer entender melhor quais a maneiras de realizar uma consulta a carta de concessão de aposentadoria? Confira este artigo e tire todas as suas dúvidas!

A carta de concessão é um documento que informa se o benefício será ou não concedido pelo INSS. Além disso, contém os demonstrativos de cálculo de renda e qual banco será responsável pelo pagamento.

Além da aposentadoria, existem outros benefícios que também podem ser acompanhados pela carta de concessão, são eles:

  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Salário-maternidade;
  • Auxílio-doença.

Qualquer cidadão que tem direito a algum benefício do INSS pode utilizar esse serviço. É sempre importante conferir se todos os dados foram lançados de maneira correta.

Em quais canais é possível realizar a consulta?

Além da forma convencional, que é ir até uma unidade do INSS, o contribuinte também pode realizar sua consulta pela internet através do site Meu INSS. Ou então pela ela Central de Atendimento no número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O documento é enviado pela Previdência Social para o endereço do segurado que está cadastrado no sistema. O prazo é de aproximadamente 30 dias e pode variar de acordo com a quantidade de pedidos realizados durante o período.

 

Como realizar a consulta a carta de concessão pela internet?

Ao entrar no site Meu INSS, é preciso cadastrar uma senha e, em seguida, inserir todas as informações com seus dados. Isso feito, o contribuinte poderá emitir sua carta de concessão e retirar seu pagamento na data e banco que estiverem referidos no documento.

 

Confira a documentação necessária

Para gerar a carta de concessão pela internet, o contribuinte precisa estar com os seguintes dados para preencher o formulário:

  • Número do benefício que consta no protocolo que é gerado ao realizar o pedido
  • CPF

 

Entenda a situação do seu benefício

Ao fazer a verificação online, é possível encontras três tipos de situações:

  • Habilitado

É quando o INSS ainda está na fase de analisar a documentação enviada pelo segurado.

  • Concedido

Significa que a Previdência Social já autorizou o pedido e o segurado receberá, em breve, uma carta para realizar o saque.

  • Indeferido

Quando o pedido é negado por alguma razão: como erros na documentação ou impossibilidade de se aposentar durante aquele período.

Em tempo: é possível solicitar uma revisão caso algum erro for constatado na carta de concessão. Se isso ocorrer, essa retificação pode ser requerida junto a Previdência Social em um prazo de 30 dias.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo. Se você deseja ficar por dentro de informações importantes sobre os benefícios do INSS, acompanhe o nosso blog! Clique aqui e leia outros artigos que vão mantê-lo por dentro de todas as novidades!