Você sabe como comprovar renda?

Uma dúvida muito comum entre aposentados e pensionistas é: como comprovar renda? O documento que atesta seus rendimentos, além de ser necessário para realizar a declaração do Imposto de Renda, é fundamental para diversas situações.

 

Quando é necessário comprovar renda?

Sempre que você solicitar algum bem ou recurso e o pagamento for realizado em parcelas, será necessário apresentar um documento que ateste quais são os seus rendimentos.

Confira as principais situações nas quais é preciso a comprovação de renda:

  • Ao comprar ou alugar um imóvel.
  • Realizar um financiamento de veículos, imóveis ou produtos comprados a prazo.
  • Para solicitar cartão de crédito, talões de cheque ou limite de cheque especial.
  • Realizar a declaração do Imposto de Renda.

 

Mas por que é necessário comprovar renda?

Trata-se de uma garantia da loja ou instituição financeira que assegura que você tem condições de arcar com as parcelas sem que elas afetem seu orçamento como um todo. Afinal, é mais fácil prevenir a inadimplência do que cobrar o cliente pela falta de pagamento.

Porém, não é possível comprovar sua renda com qualquer papelada. Existem documentações específicas para efetuar essa comprovação.

 

Como comprovar renda? Quais documentos devo utilizar?

Uma série de documentos pode ser utilizada para comprovar renda. Porém, é importante conhecer as regras da loja ou instituição financeira que você pretende realizar uma compra parcelada.

No caso dos aposentados e pensionistas, é possível apresentar a declaração do Imposto de Renda. Dessa forma, fica mais fácil comprovar rendas complementares, como recebimento de aluguéis ou aplicações bancárias, por exemplo.

Porém, antes de tudo, é preciso ter acesso ao seu extrato da Previdência Social, que comprova a renda de um assegurado do INSS.

O documento vem com tudo especificado de forma detalhada e revela todas as informações sobre os valores brutos e líquidos recebidos.

 

Como comprovar renda sem sair de casa?

O processo está cada vez mais simples para os aposentados e pensionistas que precisam declarar sua renda. Se antes a documentação só poderia ser solicitada nas agências ou em caixas eletrônicos, desde 2016 esse serviço passou a ser disponibilizado pela internet.

Afinal, é bem mais confortável não precisar se deslocar até uma agência, não é?

A declaração está disponível no site da Previdência, basta clicar no menu Meu INSS e informar o número do seu benefício, nome completo, CPF e data de nascimento.

Caso você encontre alguma dificuldade durante o processo, entre em contato com a Central de Atendimento pelo número 135.

Se preferir a maneira mais tradicional, você também pode ir pessoalmente até uma Agência da Previdência Social e retirar seu comprovante de rendimento. Com o documento em mãos, o pensionista ou aposentado pode dar seguimento a todas as transações financeiras que deseja realizar.

Quer obter mais informações relacionadas ao INSS? Então acompanhe nosso blog! Clique aqui e confira outros artigos que vão mantê-lo por dentro de todas as novidades!